Pular para o conteúdo principal

Cristão Espiritual ou Cristão Carnal? Quem você é?


Tenho pensado sobre isso a muito... E cada vez, tenho mais convicções que hoje estamos divididos em dois patamares.

Nasci e cresci no meio cristão, e lá se vão uns bons anos vivendo todo tipo de fase no meio evangélico e essa caminhada me levou a constantes reflexões sobre o que é ser cristão.
E tenho visto desde sempre que os Cristãos vem se dividindo em dois tipos peculiares, e é bom que você saiba que onde se encontra nessa situação.

  • Cristão Espiritual:


“A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém” (1Coríntios 2.15 NTLH).

O cristão espiritual já fez sua escolha, se decidiu por aceitar o sacrifício de Jesus na cruz, tendo Ele como único em sua vida e busca que Cristo esteja sempre no centro de sua vida. É claro que como qualquer outro mortal na face da terra ele enfrenta problemas e tentações todos os dias. Mas se arrepende pede perdão quando cai e busca um estilo de vida que tenha Cristo com seu leme, vive buscando o direcionamento de Deus para cada detalhe de sua vida e problema que apareça em seu caminho. Seu grande desejo é agradar a Cristo, e ele não é dependente da aprovação de outras pessoas.  “...o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês” (Romanos 8.11).
O Espirito Santo que habita em você ilumina a Bíblia para que você possa entender e aplicar as verdades registradas nela (João 16.13,14).
 Ele O Espírito é nosso único intercessor diante do Pai quando você não sabe por que motivo orar ou como orar (Romanos 8.26,27).

  • Cristão Carnal:


O que é um cristão carnal? Como pode alguém carnal ser cristão? Vemos Paulo falar sobre isso “Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? (1Coríntios 3.1-3 NTLH).

O cristão carnal é cristão, de igual forma entregou sua vida a Jesus Cristo, mas ainda sua vida gira em torno de si mesmo e de suas necessidades. Ele talvez dê sinais de que é cristão, mas é provável que o trabalho do Espírito Santo esteja sendo suprimido por uma desobediência inconsciente ou por falta de conhecimento do ministério do Espírito.

A Bíblia é muito clara sobre a salvação eterna, até um Cristão carnal é salvo. Salvação não pode ser perdida, porque salvação vem de Deus, dom gratuito e que Ele não vai tirar de nós (veja João 10:28; Romanos 8:37-39; 1 João 5:13). Até em 1 Coríntios 3:15, o Cristão carnal é assegurado de sua salvação: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo". A pergunta frequente não é se uma pessoa perdeu sua salvação, mas se essa pessoa era realmente salva de início (1 João 2:19).

Um Cristão com atitudes carnais em seu comportamento terá a oportunidade de recebera a disciplina com amor (Hebreus 12:5-11), Onde será possível criar uma comunhão íntima com Ele e aprender a obedecê-lo. O amor e desejo de Deus em nos salvar permanece o mesmo e é desejo Dele é que a cada dia possamos nos tornar mais parecidos com Ele. (Romanos 12:1-2), é um longo processo adquirirmos habilidades em ser espirituais e menos carnais, um processo chamado de santificação.

Tentar viver a vida cristã com suas próprias forças é tão inútil quanto puxar uma carroça com o cavalo em cima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O silêncio é eloquência!!!

Ralph Harper escreveu: “As coisas sérias precisam ser feitas em silêncio. Em silêncio os homem amam, oram, compõem, pintam, escrevem, pensam, e sofrem.” Muitos de nós tememos o silêncio. Sentimo-nos desconfortáveis quando a conversa acaba. Mas há certas situações em que o silêncio é eloquência. Algumas delas são assim descritas por Ellen White: “O Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Sobre esses assuntos, o silêncio é eloquência” ( Fundamentos da Educação Cristã , 475). “Se vos forem dirigidas palavras impacientes, nunca respondais no mesmo tom. Lembrai-vos de que ‘a resposta branda desvia o furor’ (Pv 15:1). Há um poder maravilhoso no silêncio” ( A Ciência do Bom Viver , p. 486). “As coisas reveladas são para nós e nossos filhos, mas quanto às não reveladas, e que não têm que ver com nossa salvação, o silêncio é eloquência” ( Mensagens Escolhidas , v. 2, p. 25). Há tempo de parar de falar e ouvir em silêncio a voz de Deus.

O culto da minha alma!

Era um sábado ate em tão normal... fomos ao cinema lanchamos..e retornamos para casa por volta de 00:30 tudo normal, fiz mais algumas coisinhas e fui me deitar...vem soninho ... me lembrei de alguma coisa ai por fazer me levantei, bom tudo pronto agora me deitei novamente e soninho e... nada... dessa vez foi o banheiro que me chamou a atenção e fui ate lá... Me deitei novamente e então ...nada...nada do sono... nada de dormir e lá se vão 01:30, 02:00, 02:03 e nada pensei vou orar né ,deve ser isso..esta vamos nos, Senhor abençoa a...a...ai sabe quando as coisas não fluem então essa era umas dessas noites.. e lá se vai as horas e nada do sono ai comecei a pensa no que poderia esta me causando essa insónia, pensei em todo meu dia e me lembrei de um fato importante do cuidado de Deus, como eu poderia ter passado por ele sem me dar conta, mas o fato de não estar conseguindo dormir é como se algo dentro de mim não admite se o apagar da luzes ante de um reverencia quanto ao que tinha se pa...

Meus sentimentos se misturam

O quase Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase! É o quase que me incomoda, que me entristece que me mata trazendo tudo o que poderia ter sido e não foi! Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escapam pelos dedos nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca saíram do papel por essa maldita mania de viver no outono. Pergunto-me às vezes o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos ¨bom dia¨ quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai, talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo o mar não teria ondas, os dias seriam nublados ...