Pular para o conteúdo principal

Cristão Espiritual ou Cristão Carnal? Quem você é?


Tenho pensado sobre isso a muito... E cada vez, tenho mais convicções que hoje estamos divididos em dois patamares.

Nasci e cresci no meio cristão, e lá se vão uns bons anos vivendo todo tipo de fase no meio evangélico e essa caminhada me levou a constantes reflexões sobre o que é ser cristão.
E tenho visto desde sempre que os Cristãos vem se dividindo em dois tipos peculiares, e é bom que você saiba que onde se encontra nessa situação.

  • Cristão Espiritual:


“A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém” (1Coríntios 2.15 NTLH).

O cristão espiritual já fez sua escolha, se decidiu por aceitar o sacrifício de Jesus na cruz, tendo Ele como único em sua vida e busca que Cristo esteja sempre no centro de sua vida. É claro que como qualquer outro mortal na face da terra ele enfrenta problemas e tentações todos os dias. Mas se arrepende pede perdão quando cai e busca um estilo de vida que tenha Cristo com seu leme, vive buscando o direcionamento de Deus para cada detalhe de sua vida e problema que apareça em seu caminho. Seu grande desejo é agradar a Cristo, e ele não é dependente da aprovação de outras pessoas.  “...o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês” (Romanos 8.11).
O Espirito Santo que habita em você ilumina a Bíblia para que você possa entender e aplicar as verdades registradas nela (João 16.13,14).
 Ele O Espírito é nosso único intercessor diante do Pai quando você não sabe por que motivo orar ou como orar (Romanos 8.26,27).

  • Cristão Carnal:


O que é um cristão carnal? Como pode alguém carnal ser cristão? Vemos Paulo falar sobre isso “Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? (1Coríntios 3.1-3 NTLH).

O cristão carnal é cristão, de igual forma entregou sua vida a Jesus Cristo, mas ainda sua vida gira em torno de si mesmo e de suas necessidades. Ele talvez dê sinais de que é cristão, mas é provável que o trabalho do Espírito Santo esteja sendo suprimido por uma desobediência inconsciente ou por falta de conhecimento do ministério do Espírito.

A Bíblia é muito clara sobre a salvação eterna, até um Cristão carnal é salvo. Salvação não pode ser perdida, porque salvação vem de Deus, dom gratuito e que Ele não vai tirar de nós (veja João 10:28; Romanos 8:37-39; 1 João 5:13). Até em 1 Coríntios 3:15, o Cristão carnal é assegurado de sua salvação: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo". A pergunta frequente não é se uma pessoa perdeu sua salvação, mas se essa pessoa era realmente salva de início (1 João 2:19).

Um Cristão com atitudes carnais em seu comportamento terá a oportunidade de recebera a disciplina com amor (Hebreus 12:5-11), Onde será possível criar uma comunhão íntima com Ele e aprender a obedecê-lo. O amor e desejo de Deus em nos salvar permanece o mesmo e é desejo Dele é que a cada dia possamos nos tornar mais parecidos com Ele. (Romanos 12:1-2), é um longo processo adquirirmos habilidades em ser espirituais e menos carnais, um processo chamado de santificação.

Tentar viver a vida cristã com suas próprias forças é tão inútil quanto puxar uma carroça com o cavalo em cima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Realmente lindo...

Acabei de ler o livro "A Cabana" e recomendo a todos que leiam é realmente lindo, se trata de uma historia fictícia sobre um homem que passa por uma tragédia familiar e após sofre 4 anos com isso recebe um bilhete aparentemente enviado por Deus para retornar ao lugar de todo sofrimento, onde surge a oportunidade de mudar totalmente sua vida, por meio de um relacionamento verdadeiro com Deus, conhecendo realmente que e Papai, sarayu e Jesus... uma historia linda e deliciosa sendo apenas uma ficção mas desejo muito isso tudo, desse relacionamento pra minha vida , e recomendo a todos aqueles que amo de verdade....vale a pena reflectir . No decorrer da historia o personagem principal faz muitas perguntar a Deus que eu e vc já nos perguntamos muitas vezes e todas são respondidas muito sabiamente, eu levei apenas 5 dias para ler tire esse tempinho e leia tbm , poderá mudar sua vida!

O silêncio é eloquência!!!

Ralph Harper escreveu: “As coisas sérias precisam ser feitas em silêncio. Em silêncio os homem amam, oram, compõem, pintam, escrevem, pensam, e sofrem.” Muitos de nós tememos o silêncio. Sentimo-nos desconfortáveis quando a conversa acaba. Mas há certas situações em que o silêncio é eloquência. Algumas delas são assim descritas por Ellen White: “O Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Sobre esses assuntos, o silêncio é eloquência” ( Fundamentos da Educação Cristã , 475). “Se vos forem dirigidas palavras impacientes, nunca respondais no mesmo tom. Lembrai-vos de que ‘a resposta branda desvia o furor’ (Pv 15:1). Há um poder maravilhoso no silêncio” ( A Ciência do Bom Viver , p. 486). “As coisas reveladas são para nós e nossos filhos, mas quanto às não reveladas, e que não têm que ver com nossa salvação, o silêncio é eloquência” ( Mensagens Escolhidas , v. 2, p. 25). Há tempo de parar de falar e ouvir em silêncio a voz de Deus.